sábado, 6 de fevereiro de 2010

CUIDADORES (AS)

Falar das nossas vidas, dificuldades que passamos, barreiras que ultrapassamos e reclamar da falta ou poucas condições de acessibilidade já é assunto bastante discutido em nosso meio. Pois bem, nesse mundo "paralelo" em que vivemos existe uma personagem de extrema importância, à qual, nem sempre damos o devido valor.
Pessoas com tetraplegia, com deficiências mentais e outras mais severas, na maioria das vezes, não conseguem sobreviver sem a ajuda de outra pessoa.
Pra isso temos os "Cuidadores", que são pessoas que ajudam os nossos colegas que tem uma deficiência mais grave. São pessoas com formação em Enfermagem, Téc. de Enfermagem ou pessoas que mesmo sem formação profissional, aprendem a trabalhar e se dispõe à cuidar das pessoas com deficiência.
Aproveito a oportunidade e deixo como sugestão, que se crie centros para o treinamento e preparo de "Cuidadores", muitos de nós precisa e é tão difícil!!!
Essas pessoas tem uma importância fundamental em nossas vidas, afinal, são elas que nos ajudam à tomar banho, ir ao "trono", limpam as "cácas", nos dão comida, e, são essenciais às nossas atividades diárias. Existem pessoas que passam mais tempo conosco que com a própria família, se dedicam, seja pelo trabalho, pelo salário ou simplesmente, pela satisfação do trabalho, saber que está se doando para que o outro tenha uma vida mais digna.
Em muitos casos, "eles" se tornam amigos, parceiros, confidentes e, às vezes, trabalham toda a vida com uma Pessoa com Deficiência.
Graças à essas pessoas, conseguimos ter uma qualidade de vida melhor.
Dedico esse post aos "CUIDADORES".


Adriano Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Cidadania é participar.