quarta-feira, 3 de março de 2010

Adesivos Especiais para Idosos e Pessoas com Deficiência

Idosos e deficientes físicos terão facilidade para estacionar em vagas preferenciais.
Os adesivos especiais estão sendo substituídos por carteiras e com um detalhe: elas valem em todo o país.

Veja o que fazer para ter direito a este benefício.

O Conselho Nacional de Trânsito decidiu disciplinar o uso das vagas especiais em todo país. A partir de agora só podem estacionar nesses locais pessoas cadastradas e identificadas.
Até então o idoso ou as pessoas com deficiência precisavam de um adesivo no carro para poder parar na vaga especial. A nova documentação acaba com essa exigência. Não importa de quem seja o veículo ou quem esteja dirigindo. Basta deixar a credencial a vista no painel e estacionar.
A mudança vai ser feita aos poucos. Os adesivos continuam valendo.
O cadastramento é feito no órgão de trânsito de cada cidade. É preciso apresentar cópias e originais de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso dos pessoas com deficiência física, é exigido ainda um laudo médico emitido pelo Sistema Único de Saúde.
“Em qualquer lugar do país, não importa. Onde quer que ele esteja, estará indicado como pessoa idosa ou preferencial para aquela vaga exclusiva para o segmento”, explica José Antônio Pajeú, assessor jurídico da companhia de trânsito de Recife.
A mudança foi recebida com entusiasmo. Idosos e pessoas com deficiência esperam agora ter seus direitos respeitados. “Identifica as pessoas que têm necessidade para encontrar um lugar para estacionar. Muito importante, muito bom”, fala João Alfredo Gomes, aposentado.

 
Fonte: Portal Mara Gabrilli

3 comentários:

  1. Por favor, eu gostaria de saber como eu faço para pegar um laudo do SUS. Desde já agradeço muito

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo Mauricio,
    Você terá que procurar um PAM, 3354-1511, acho que esse é o local onde tem médicos autorizados à emitirem laudos. Procurando um Posto de Saúde mais próximo a sua residência eles lhe orientarão o local correto, assim, evita-se que nos mande para diversos locais.
    Qualquer dúvida nos avise.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que grande noticia os idosos agora poderam se beneficiar das vagas em qualquer lugar que va ate que enfim lembraram-se de nos
    Parabens vou me cadastrar o mais rapido possivel
    MUito Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.
Cidadania é participar.