quarta-feira, 17 de março de 2010

Rede de cinemas é denunciada ao MPE por desrespeitar lei

Sem rampas para acessos a deficientes às poltronas, o Cinemark/ Campo Grande foi denunciado ao Ministério Publico Federal, pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT).
O petista protocolou na manhã desta quarta-feira representação na Promotoria de Justiça da Cidadania de Campo Grande, por desrespeito à Lei da Acessibilidade.
Duarte segue na linha de outras ações movidas no País contra cinemas que dificultam a locomoção de quem depende de cadeira de rodas, principalmente.
A alegação é de que no interior das salas de projeção não há rampas ou elevadores, que permitam aos expectadores com deficiência assistir aos filmes com mais conforto.
“Os acessos aos locais mais elevados são constituídos de escadas, de modo que consumidores cadeirantes ou com mobilidade reduzida são obrigados a se acomodar num pequeno espaço da primeira fileira de poltronas. É a popularmente denominada ‘turma do gargarejo’, que tem extrema dificuldade e desconforto para assistir aos filmes e ler as legendas”, reforçou Paulo Duarte, em nota enviada à imprensa.
A apuração ficará sob responsabilidade da promotora Cristiane Barreto Nogueira Rizkallah.
A expectativa é que a rede seja comunicada inicialmente para a adequação do espaço na Capital e assim evite uma ação civil pública.
Segundo a promotora, a empresa terá prazo até o início do mês de abril para a empresa se pronunciar e apresentar uma solução. (Com informações da assessoria).
 
Fonte: Ângela Kempfer

2 comentários:

  1. humpf! é só chegar periodo eleitoral q começam manifestações politicas em prol das pessoas com limitações fisicas. a nós resta, agarrar essas ações e cobrar. e cinema é algo sim importante, se houvesse uma área adequada não teria aberto uma escara logo na primeira vez que fui ao cinema. vou ficar em cima disso tb. abs!!

    ResponderExcluir
  2. Ana, se nesse período eles nos dão maior abertura para cobranças, façamos pois a nossa parte e vamos cobra-los o quanto pudermos. Aliás, eu já fui uma das vítimas do famigerado local que nos reservam na sala de projeção... após vinte minutos de filme tive que sair em busca de um "colar cervical"

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.
Cidadania é participar.